O campo STEM cresce a cada dia, mas apenas 24% desses empregos são ocupados por mulheres.

Pensando nisso, a Mattel, em parceria com a Tynker, lançou a Barbie Engenheira de Robótica, para incentivar as garotas a explorarem conhecimento e imaginação.

 

Mas afinal, o que é STEM e o que essa Barbie representa? 

A sigla STEM é um acrônimo em inglês usado para designar as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). 

No contexto educacional, o termo STEM hoje tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã.

 

Nesse contexto, a Barbie se juntou à Tynker para apresentar mais meninas à Engenharia Robótica. As crianças aprenderão conceitos básicos de programação com lições divertidas e fáceis de usar.

Através da experiência de programação, as meninas podem aprender sobre diferentes carreiras enquanto aprimoram suas habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.

A novidade foi anunciada nesta semana e não para por aí. a Barbie Engenheira pode ser adquirida em quatro tons de pele e tipos de cabelo diferentes. Ponto extra para a diversidade!

Além de estar estilosa como sempre, a boneca terá em mãos os seus óculos de segurança, um laptop e o seu próprio robô. No site da parceira Tynker, uma plataforma de jogos ensina as crianças a codificarem e inspira-as a explorar oportunidades STEM! 

Com essa nova profissão, a Barbie reforça a importância de jovens de todas as etnias e classes sociais se sentirem reconhecidas e representadas em todas as profissões do mercado. Afinal, já nas brincadeiras as crianças começam a criar habilidades que lhes serão importantes na vida adulta.

“Com 180 carreiras e contando, estamos empenhados em inspirar as meninas a explorarem seus maiores sonhos”, afirmou comunicado da Mattel, companhia responsável pela nova criação da boneca em uma de suas publicações no Instagram.

 

Comentários