Pensando em planejar um casamento rústico, aquele clima de quintal da casa dos pais? Um casamento em casa é, sem dúvidas, um evento único e personalizado, mas essas festas podem exigir um planejamento extra, especialmente nos meses de primavera e verão. Para evitar as cenas clássicas de comédia (lembram de O Pai da Noiva? rsrs),  fizemos uma listinha com o que você precisa saber e como se planejar para essa festa inesquecível!

 

Você precisará DE um plano de seguro.

Antes de começar a contratar fornecedores e iniciar o processo de planejamento para o casamento no quintal, certifique-se de ter um seguro adequado para cobrir danos à casa de seus pais, sua responsabilidade pessoal como anfitriões e os muitos contratempos que podem acontecer ao longo do caminho. Há muitas empresas que oferecem seguro para festas de casamento, converse com seu corretor para saber a melhor apólice para a sua festa e todas as opções de cobertura.

 

Tenha um plano de chuva.

Um plano de chuva é crucial quando você está planejando um casamento no quintal durante a primavera ou verão. Na maioria dos casos, alugar uma tenda com paredes suspensas fica perfeito. Mesmo que a previsão não seja de chuva, é bom não arriscar. Leve em consideração o clima nos dias que antecedem o evento. Choveu por três dias seguidos na semana anterior à sua festa? Você provavelmente precisará montar uma pista de dança (um tablado, por exemplo), pois a grama ainda estará molenga. Certifique-se também se seus convidados vão conseguir andar pela grama para a cerimônia.

 

Descubra se você precisa de permissão e SIGA AS REGRAS.

Alguns locais podem exigir que você solicite permissões para estacionamento, barulho ou simplesmente para realizar um evento de médio/grande porte, principalmente se a casa for em condomínio fechado. Certifique-se desses detalhes, converse com o síndico se for preciso, e esteja atenta, pois cada lugar tem suas próprias regras (e algumas mudam toda hora!). A maioria das cidades tem um horário padrão em que o ruído precisa terminar, geralmente por volta das dez ou onze horas. Veja a possibilidade de conseguir permissão para ir um pouco mais tarde, mas isso depende das regras da cidade e da localização da propriedade.

 

Contrate transporte ou manobrista.

Se o local da festa for uma área onde o estacionamento será um problema, você poderá contratar serviços de transporte de ida e volta para um estacionamento ou contratar uma empresa de manobrista para transportar carros até um estacionamento próximo. Se a casa for de fácil acesso, você pode sugerir aos convidados irem de Taxi ou Uber.

 

Seja uma boa vizinha.

Cumprir com as restrições de ruído e lidar com o estacionamento de maneira apropriada é parte de ser um bom vizinho. Caso seus pais tenham um bom relacionamento com seus vizinhos, também podem convidá-los para o seu casamento ou enviar-lhes um belo presente com uma nota explicando que você será a anfitriã do evento em uma determinada data e que esperam que a festa não os incomode muito.

 

Esteja preparada para danos.

Quando você tem um grande grupo de pessoas percorrendo uma área ao longo de muitas horas, certamente esse local ficará desgastado (como um gramado de estádio de futebol após um show de rock). Uma boa opção, é alugar tapetes e passadeiras. Certifique-se de discutir isso com seus pais antes do casamento e chegar a um plano claro de quem será financeiramente responsável por danos que não são cobertos pelo seguro. Se possível, mantenha o máximo da festa na parte externa. Isso não só tira o estresse dos seus pais terem que decorar toda a casa,  como também concentra a “bagunça” nas áreas externas, que geralmente são mais fáceis de consertar.

 

MONTE UMA COZINHA.

Converse com a equipe do seu buffet sobre suas necessidades de cozinha. Alguns fornecedores já trazem todo o menu “pré-pronto”, enquanto outros podem exigir um fogão, churrasqueira e muito mais. A dica aqui é alugar itens de cozinha industrial e montar um QG para a equipe do buffet.

 

Alugar banheiros .

A maioria das casas não comportam o fluxo intenso de pessoas nos lavabos e banheiros. A saída é alugar banheiros portáteis. Existem diversas variedades de tamanhos, luxuosos e sem dúvida serão um dos melhores investimentos que você pode fazer para o seu casamento. Os organizadores de eventos costumam estimar em torno de 40 a 50 convidados por banheiro. Você também tem a opção de contratar uma atendente de banheiro, o que garante que alguém estará lidando com o lixo quando ele estiver cheio, reabastecendo o papel higiênico e mantendo o espaço arrumado, além de uma assessora para a mulherada retocar make e penteado.

 

Verifique a iluminação exterior por segurança.

 A segurança de seus convidados deve estar no topo da sua lista de prioridades, e isso normalmente significa trazer iluminação adicional. Além disso, você provavelmente vai precisar de iluminação extra para decoração. Tudo isso pode ser facilmente alugado e instalado por profissionais.

 

Decida se você precisará de um gerador.

Dependendo da potência que você precisa para iluminação, banheiros, uma cozinha, sua banda e muito mais, talvez seja necessário complementar a instalação elétrica na casa dos seus pais. Você pode chamar um eletricista para analisar melhor, ou pedir ajuda para o instalador da iluminação. Um gerador de backup pode ser necessário, que você também pode alugar para o dia.

 

Contrate uma equipe de limpeza.

Contratar uma equipe de limpeza para vir no dia seguinte ao casamento é uma maneira muito legal de agradecer seus pais pela hospedagem. Embora os fornecedores geralmente façam o melhor para  deixar tudo limpinho após a festa, muitas vezes é escuro e difícil de ver. Quando o dia amanhece é que notamos a bagunça. Seu fornecedor deve ser capaz de coordenar a remoção de lixo, mas certifique-se de esclarecer isso antes do casamento para que seus pais não fiquem com ele. Não importa o que aconteça, não espere que seus amigos e familiares participem.

 

Gostaram das dicas? Conta aqui pra gente! 
Siga também nosso Instagram para ficar por dentro de novidades e promoções.

 

Adaptado de: Martha Stewart

Comentários
Categorias: Planejamento